terça-feira, 1 de março de 2011

O Transitório!

Certa vez, uma mulher bela e bem trajada visitou uma casa. O dono da casa lhe perguntou quem era e ela respondeu que era a deusa da fortuna. Mais que depressa o dono da casa acolheu respeitosamente essa mulher bela e rica e a tratou muito bem. Logo depois, uma mulher feia e pobremente vestida bateu à mesma porta. O dono da casa perguntou-lhe quem era e a mulher lhe respondeu que ela era a deusa da pobreza. O dono da casa, assustado, tentou por a mulher feia e pobre para fora de casa, mas ela recusou-se a sair, dizendo: "A deusa da riqueza é minha irmã. Há um acordo tácito entre nós, segundo o qual nunca devemos viver separadamente; se você me enxotar, ela irá comigo."
Era a pura verdade. Assim que a horrenda mulher saiu, a outra, bela e rica, desapareceu.
O nascimento acompanha a morte. A fortuna acompanha o infortúnio. As más coisas seguem as boas coisas. Os seres humanos deveriam compreender isso. Os tolos temem o infortúnio e lutam para conseguir a felicidade, mas aqueles que buscam a iluminação devem transcender a ambos e estar livres de todos os apegos mundanos.
O ser humano acostuma-se rapidamente as coisas boas da vida, mas não nota que elas são transitórias. Obviamente que devemos ficar felizes em ter uma boa casa, um bom carro, mas, se a nossa felicidade depende destes bens, estamos construindo nossa condição de felicidade em cima de frágeis pilares. A vida é mais do que bens materiais. Quando estou brincando com meu cachorro, ele com sua bola de futebol furada e rasgada, correndo feliz por simplesmente estar brincando comigo, e eu feliz por estar com ele, do que mais eu preciso? Quando estou abraçado aos meus filhos, rolando pela grama e os três dando risadas simplesmente por estar junto, do que mais eu preciso?  Quando minha mãe me abraça, afagando minhas costas, do que mais eu preciso? Quando eu posso ajudar um amigo, ou por ele ser ajudado, do que mais eu preciso? A felicidade esta dentro de cada um de nós, basta deixar ela aflorar, sem que falsos alicerces não a deixem crescer.
E você? Do que mais você precisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário