terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Reboque

Existem vários tipos de reboques, mas basicamente podemos dividir em dois grupos: os de transporte de passageiros ( crianças ou animais de estimação ), e de carga ( aqui existem os mais variados tipos ).
Um reboque é um sonho de consumo de algum tempo, mas sempre relevado por não ter opções no mercado brasileiro. Há pouco tempo chegou no mercado, um reboque de passageiros, que não é minha necessidade agora. Pesquisando na internet é fácil achar vários modelos, e vários preços. Os preço variam entre 200 e 700 dólares, mais o frete e imposto de importação estamos falando de algo entre R$ 900,00 e R$ 3.000,00.
Analisando diversas opções, preferi o com um roda, e não o com duas. Menor arrasto inercial, e talvez uma maior facilidade para transpor obstáculos. Acho que o comportamento dele em estradas de chão batido será mais eficiente.
Encontrei uma boa opção na Inglaterra, seu peso 8 kgs, mas seu preço 400 libras o que sem imposto e frete, já passa de R$ 1.200,00. Opção rejeitada.
Em conversa com o Roberto, analisando vantagens e desvantagens, decidimos projetar e construir nosso reboque. Ideia em mente, lápis, papel e muita criatividade. Algumas diretrizes nos norteavam em nossas divagações: Peso, dimensão, facilidade me construir e claro, custo. O material de construção escolhido foi o alumínio, por suas características de leveza, resistência á oxidação e facilidade de trabalhar o material.
Outro grande desafio era o encaixe do reboque na bicicleta. As opções de encaixe disponíveis no mercado eram pesadas e super dimensionadas. Precisaríamos buscar uma alternativa. Aos poucos o projeto tomou sua forma definitiva, e modéstia a parte, pelo menos no papel ficou bonito.
Mais adiante vou mostrando os detalhes.

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